sexta-feira, 27 de maio de 2011

ZONA INDUSTRIAL DE BARÃO DE JUPARANÃ - ZIJUP


GERAÇÃO DE EMPREGOS E QUALIDADE DE VIDA



A área industrial de Barão de Juparanã, instituída através da Lei municipal nº 2.479, de 16 de dezembro de 2009, passa a ser denominada de ZONA INDUSTRIAL DE BARÃO DE JUPARANÃ.  Tal mudança transfere para as empresas  a responsabilidade de legalização e licenciamento junto aos órgãos ambientais, retirando este ônus do município, o que demonstra mais uma vez, toda a preocupação do prefeito Vicente Guedes com o futuro de Valença.

Conforme já dito em postagens anteriores, a Zona Industrial de Barão de Juparanã possui uma área total de aproximadamente 1 milhão de metros quadrados localizados às margens do Rio Paraíba do Sul e servida integralmente pela ferrovia administrada pela MRS Logística . Além disso as empresas serão beneficiadas pelo incentivo fiscal decorrente da “Lei André Corrêa” , que reduz a a alíquota de ICMS para a atividade industrial de 19% para 2%.
A área se transformou em um grande canteiro de obras, com a realização das obras de instalação das indústrias do ramo de metalurgia, principal atividade da zona de expansão industrial de Barão de Juparanã.


Os dados que foram obtidos através do levantamento topográfico definiram toda a parte estrutural e física da Zona Industrial de Barão de Juparanã.
Todo o espaço foi dividido em áreas destinadas a cada empresa,  ruas em comum  e a entrada principal, que liga o centro ao pólo industrial e já se encontra devidamente modificada para garantir o fluxo de veículos pesados.

Entrada que liga o centro ao polo industrial

Entrada centro/polo, tendo ao alto o galpão da empresa Solvan

GRUPO DOVA S.A. - AXIE

O grupo DOVA S/A , fundado em 1880, possui unidades em várias capitais brasileiras.  De grande porte, é atuante no mercado nacional e internacional, tradicional fabricante de produtos siderúrgicos, como laminados a quente, a frio e galvanizados que podem ser fornecidos em bobinas ou chapas em cortes especiais. 
      O comprometimento do grupo é tão grande que ao invés de aceitar a concessão da área, resolveu efetuar a compra da mesma.
            No local, que possui 50 mil metros quadrados, está sendo implantada a AXIE, empresa do grupo DOVA, que presta serviços à Companhia Siderúrgica Nacional – CSN.
A construtora está realizando o rebaixamento do piso em 30 cm e iniciando a  área de carga e descarga da empresa, paralelo à via férrea, operação que será realizada através de ponte rolante e talha elétrica.   Quando estiver em pleno funcionamento serão oferecidos de 300 a 400 empregos diretos.






SOLVAN - USINAGEM, TORNEARIA E CALDERARIA


O prédio de um mil e setecentos metros quadrados de área construída já se encontra em fase bastante adiantada.

A empresa, especializada nos serviços de usinagem, tornearia e calderaria, deverá empregar até trinta trabalhadores da área, de forma direta, no início de suas atividades.


Outras empresas serão instaladas no local, tendo inclusive empresas que já se encontram em funcionamento, como por exemplo a Fábrica de Artefatos de Concreto Barão de Juparanã que está com trinta empregados.
Estas informações serão dadas em detalhes, em postagens posteriores. Através do blog poderemos acompanhar o desenvolvimento de cada empresa e deste imenso empreendimento que é a Zona Industrial de Barão de Juparanã.


Um comentário:

Anônimo disse...

parabéms naldo