terça-feira, 10 de maio de 2011

INDICAÇÃO 106/2011 - CRAS BARÃO DE JUPARANÃ

Encaminhada ao Secretario Municipal de Assistência Social, Esporte e Lazer – Valença - RJ, Pedro Antônio Furtado Teixeira, solicitando-lhe que o CRAS - Barão de Juparanã volte a realizar atividades junto à comunidade, como era feito anteriormente, já que no Distrito de Barão de Juparanã residem pessoas formadas para tal, capazes de coordenar, ministrar cursos, aplicar atividades físicas e artísticas, como pintura, música e teatro, entre outras atividades.

O  CRAS - Centro de Referência de Assistência Social é uma Unidade de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social
Conforme as informações prestadas pelo governo federal, é fato que o principal serviço ofertado pelo CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), cuja execução é obrigatória e exclusiva,  consistindo o mesmo em um trabalho de caráter continuado que visa a fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
Porém, torna-se necessário um olhar mais amplo com relação ao tema.
O CRAS é uma unidade de atendimento recente dentro da Política de Assistência Social Brasileira e ainda há um longo caminho a percorrer para serem promotores de Direitos Sociais.
O CRAS enfrenta uma realidade complexa, com a incidência de fatores sociais, históricos, econômicos, políticos e subjetivos, entre outros.
Para efetivar seu trabalho é preciso promover encontros entre os diferentes saberes, agenciar uma nova prática, uma nova forma de ver e fazer a Assistência Social, ofertando e referenciando serviços e ações de caráter protetivo, preventivo e proativo.
Nessa linha, os Centros de Referência (CRAS) seguem Brasil afora,  prestando atendimento social, psicológico, monitoramento, oficinas  e cursos profissionalizantes, utilizando-se para tal, do espaço físico e da equipe de referência prevista.

Nenhum comentário: