sexta-feira, 10 de junho de 2011

PARQUE ESTADUAL DA SERRA DA CONCÓRDIA

Na tarde de 1º de junho, quarta-feira, participei de uma reunião na sede do Instituto Estadual do Ambiente – INEA, no centro do Rio de Janeiro, cujo  objetivo foi a apresentação detalhada, do plano de ampliação e construção da sede do Parque Estadual da Serra da Concórdia – PESC.
Estiveram presentes o deputado André Corrêa (PPS), líder do governo na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - ALERJ,  Patrícia Figueiredo,  Gerente de Unidades de Conservação de Proteção Integral – GEPRO e André Ilha, Diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, do INEA.

O Parque Estadual da Serra da Concórdia (PESC)  foi criado através do Decreto Estadual 32.577, de 30 de dezembro de 2002, com 804,41 hectares de área.

Localizado em Barão de Juparanã, é chefiado por Maria Lucila Chicarino Varajão Spolidoro. Sua esfera administrativa é estadual, via Secretaria de Estado do Ambiente – SEA. A gestão é realizada através do Instituto Estadual do Ambiente – INEA, da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas – DIPAB e da Gerência de Unidades de Conservação de Proteção Integral – GEPRO. Sua categoria é de Proteção Integral. 



O representante da fauna que se destaca pelo seu porte é o gavião-pega-macaco (Spizaetus tyrannus). Falconiforme que alcança 72 cm da ponta do bico ao fim da cauda, negro com abdômen e calções finamente salpicados de branco, com penacho curto. O Parque Estadual da Serra da Concórdia está inserido no domínio da Mata Atlântica - Floresta Estacional Semidecidual - área esta incluída na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (www.cnm.org.br, 2005).



CONSTRUÇÃO DA SEDE E AMPLIAÇÃO DO PARQUE


A construção da sede do Parque será realizada na área remanescente da Fazenda Santa Mônica, que inclui o Solar da Fazenda Monte Scylene (Clínica Ricardo Iberê Gilson) e áreas do Instituto de Terras do Estado (ITERJ), que serão anexadas ao Parque Estadual a fim de abrigar a casa de chefia e a administração em geral, ampliando dessa forma, sua área total.
Área de camping, cantina, trilha ecológica e área de visitação permanente serão implantadas, e, possivelmente, até um deck às margens do rio Paraíba do Sul, que contorna a área de ampliação e divide os municípios de Valença e Vassouras.



Vista Panorâmica do Parque - Foto retirada do site do INEA

Segundo o deputado André Corrêa, as intervenções criarão empregos permanentes, constituído pelo pessoal que será responsável pela administração e guarda do parque: “Este projeto organiza de vez o parque, cria empregos e vai oferecer mais qualidade de vida para três municípios, pois o parque também abrange parte de Barra do Piraí”.

De acordo com o INEA, a Petrobrás também integrará o projeto, plantando cerca de 50 mil mudas na região, como parte de política de recuperação ambiental.
O projeto total está orçado em cerca de R$ 2 milhões.

Como vereador e cidadão juparanaense, me sinto muito feliz e orgulhoso. Acredito que o projeto irá fazer de Barão de Juparanã, um Distrito modelo. Passaremos a ter o corredor cultural, o religioso, o industrial e agora o corredor ecológico. No que diz respeito ao cultural estou me referindo às obras de restauração da antiga estação ferroviária. Com relação ao religioso, temos um belo patrimônio que é a Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio, recentemente reformada em seu interior. Quanto ás indústrias, refiro-me a Zona Industrial que está sendo implantada em consequência da lei de incentivos articulada pelo deputado André Corrêa, conforme venho informando nas postagens deste blog.

Nenhum comentário: